Trem subterrâneo
Depois de 14 anos de construção e cerca de US$ 10 bilhões em investimentos, as duas pontas do maior túnel do mundo, sob os Alpes suíços, se encontraram nesta sexta-feira.
Todos os dias, 3 mil veículos pesados atravessam os Alpes. Os suíços querem que esse tráfego seja subterrâneo e sobre trilhos.
Para isso, abriram o túnel, batizado de Gotthard Base, de 57 km de extensão. Totalmente plano, ele vai permitir que os trens atinjam velocidades de até 240 km/h.
Pirâmides
Até hoje, o material retirado das escavações para a construção do maior túnel do mundo poderia construir cinco pirâmides do Egito.
O tempo de viagem entre Zurique e Milão deverá cair das atuais quatro horas para duas horas e meia.
Oito homens morreram na construção que quase foi abandonada diante de uma perigosa instabilidade nas rochas.
Os primeiros trens só devem atravessar a construção em 2017.
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