sexta-feira, 2 de abril de 2010

Engenharia Anti-Sísmica no Chile

As imagens acima são amortecedores contra movimentos sísmicos no prédio mais alto da América do sul, em Santiago do chile. A cada certo número de pavimentos os pilares são cortados com estes amortecedores.
Nas fotografias podem-se observar dissipadores Hesteréticos Metálicos cujo propósito é dissipar energia mediante ciclos estáveis associados ao deslocamento relativo entre as faces do mesmo (vide imagem anexa). A concepção da forma dos mesmos é muito inteligente e adequada ao alvo de propiciar atingir grão numero de ciclos estáveis nos quais se ultrapassam os limites elásticos do material sem que o mesmo saia de serviço e transmitindo o cortante residual. Deve ser destacado que esse tipo de concepção obriga a que todos os sistemas sejam adequadas para permitir esses deslocamento relativo . Ou seja, não impedir que os mesmos desenvolvam a dissipação que reduz a resposta sísmica nem provocar danos resultantes da incompatibilidade.


Um comentário:

  1. Bom dia Marlon, trabalho na pesquisa e edição de livros didáticos, na Editora Moderna, São Paulo - Brasil. Gostei muito das fotos do seu blog e gostaria de usá-las em um livro de Geografia do ensino fundamental 2. Por favor, entre em contato comigo: camila.dangelo@moderna.com.br
    55 11 27901366
    Aguardo, obrigada!

    ResponderExcluir