segunda-feira, 31 de maio de 2010

Strata, o primeiro edifício do mundo com turbinas eólicas

Empreendimento privado da Brookfield Europe e com um orçamento de 113.5 milhões de libras, o projecto ficou a cargo da BFLS (antiga Hamilton Architects) liderada pelos arquitectos Robin Partington e Ian Bogle. Desde o início que sustentabilidade foi a palavra-chave de todo o projecto. As turbinas eólicas revelaram-se como a solução mais adequada, já que dada a sua localização e altura, o Strata tira todo o partido dos ventos de 56 Km/h da área. A possibilidade de fundi-las com a arquitectura do edifício veio apenas depois, e estabelece o claro compromisso ambiental a que se propõe.

Falando um pouco mais das peças centrais, quer do design quer do plano sustentável da torre, as turbinas produzirão anualmente uns estimados 50 MW/h, representando oito por cento do seu consumo energético total. Além disto, cada uma das turbinas terá não três mas cinco lâminas, o que permite reduzir o ruído durante o funcionamento, enquanto que uma base com cinco toneladas e amortecedores de vibração mantêm o Strata bem ancorado ao chão, já que o atrito com o ar que produz a sua energia limpa poderia fazer com que oscilasse descontroladamente.

Outra medida digna de referência é o facto de 96 por cento dos desperdícios de construção serem reciclados. Assim, a longo prazo, as emissões de carbono reduzidas, que proporcionam aos residentes custos reduzidos com energia, bem como condições ambientais internas mais saudáveis, surgem como complemento de um ciclo no qual o balanço energético é bastante atractivo. Segundo estudos efectuados, as reduções na emissão de CO2 corresponderão a uma redução de 73.5 por cento quando comparadas com as regulações em vigor, o que é um grande passo face ao desejo britânico de que todos os novos edifícios tenham zero por cento de emissões até 2019.

O Strata é a prova que a qualidade de vida humana está directamente ligada à interacção com o planeta, e que a arquitectura pode manter-se a par dos tempos e das necessidades energéticas e ambientais, sempre mutáveis






Um comentário:

  1. fala marlon, beleza?
    muito bom o blog fera!
    ja sou seguidor! passa la no meu depois!
    abraços

    ResponderExcluir